top of page
ADZ Comunicação

Setembro Amarelo

Atualizado: 26 de set. de 2022

Você sabia que no mês de setembro é realizado uma campanha que se chama Setembro Amarelo?


Essa campanha é dedicada à valorização da vida e a prevenção ao suicídio, para alertara população a agir de maneira correta nas situações em que pessoas demonstrem interesse no autoextermínio e poder ajudar a salvá-las.



Como surgiu?

Em setembro de 1994, nos Estados Unidos, o jovem de 17 anos Mike Emme cometeu suicídio. Ele tinha um Mustang 68 amarelo e, no dia do seu velório, seus pais e amigos decidiram distribuir cartões amarrados em fitas amarelas com frases de apoio para pessoas que pudessem estar enfrentando problemas emocionais.

A ideia acabou desencadeando um movimento de prevenção ao suicídio e até hoje o símbolo da campanha é uma fita amarela.


Inspirado no caso Emme, o “Setembro Amarelo” foi adotado em 2015 no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).


O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Site: www.cvv.org.br


Além de trazer esse tema à tona, as campanhas disponibilizam informações e opções de tratamento para o público, visando reduzir o tabu, que faz com que muitas pessoas evitem falar sobre suicídio e buscar ajuda.

Mas, não basta nos interessarmos pelo assunto, falarmos dele nas campanhas de conscientização. Temos que nos capacitar quanto às formas de abordar uma pessoa que manifeste alteração no humor, depressão ou qualquer vestígio ligado ao suicídio. Isso pode evitar intervenções equivocadas, falas cheias de preconceitos, e ao invés de cuidar do sofrimento psíquico, aproximemos o doente da realização do ato de suicídio. É importante compreender que a intervenção correta pode salvar vidas.


Se informe, seja a rede de apoio de alguém. Somos todos pela Vida.


16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page